INTRODUÇÃO: |
O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina propõe-se a ser uma escola experimental, voltada para o desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas, atuando como campo de ensino, estágio, pesquisa e extensão. Professores de Química trabalham na perspectiva de estimular a autonomia do aluno, priorizando a pesquisa como possibilidade de produção do conhecimento e do saber crítico, necessário à solução de problemas reais. Nesse ambiente acadêmico, ideal para a formação inicial e continuada de professores do Ensino Médio, professores e alunos do curso de Licenciatura em Química da UFSC vêm trabalhando de forma integrada, com docentes e alunos do Colégio de Aplicação. O presente trabalho tem como objetivo a apresentação dos resultados da interação, quando professores do Colégio de Aplicação analisaram, adequaram e aplicaram uma proposta de ensino, denominada "Tratamento de água: uma proposta para o Ensino Médio", elaborada por licenciandos em Química, matriculados na Disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química. A execução da proposta de ensino possibilitou um trabalho pedagógico diferenciado, com efetiva troca de idéias e experiências entre o curso de Licenciatura em Química e professores e alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação. Os resultados obtidos foram apresentados nas aulas de Ciências das quintas séries do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação e também divulgados para professores de Química da Rede Pública Estadual. |
METODOLOGIA: |
Como exigência inicial da Disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química licenciandos elaboram propostas de ensino com abordagem temática, para serem desenvolvidas no Ensino Médio. Após análise crítica da proposta, professores do Colégio de Aplicação adaptaram e executaram a mesma nas aulas de Química Inorgânica das segundas séries. Cem alunos participaram das atividades, durante o primeiro semestre de 2005, num total de 30 aulas. Durante o aprofundamento do tema foram ensinados os conteúdos: polaridade, densidade, interações intermoleculares, ligações químicas, geometria molecular, solubilidade e funções inorgânicas. Os instrumentos de ensino e as estratégias utilizadas incluíram atividades experimentais, aulas de exercícios e apresentação de vídeo. Na etapa final, alunos do Ensino Médio montaram maquetes de estação de tratamento de água e elaboraram trabalhos escritos, na forma de folhetos explicativos e painéis, discutindo aspectos químicos, físicos e sócio-ambientais relacionados aos tópicos distribuição de água, ciclo da água, água na agricultura e políticas de uso racional de recursos hídricos. |
RESULTADOS: |
A abordagem da água como tema gerador multidisciplinar e as experiências acumuladas durante a execução da proposta de ensino resultaram num trabalho diferenciado, com formulação de questões do interesse dos alunos e aprofundamento do conhecimento químico. Quando comparada a uma metodologia tradicional, a aplicação dessa proposta mostrou-se bastante eficiente, devido a fatores como disponibilização dos instrumentos e estratégias de ensino e adequação da abordagem temática ao programa da disciplina. A contextualização e a interdisciplinaridade alcançadas permitiram maior dinamismo e interesse durante as aulas de Química, participação nas atividades experimentais, empenho e criatividade na elaboração dos trabalhos finais, além de melhora progressiva no rendimento individual dos alunos. Após a sua aplicação, os resultados foram divulgados, através de mini-curso, para professores de Química da Rede Pública Estadual, na forma de relato de experiência, com a apresentação dos trabalhos finais dos alunos. Finalmente, desencadeou-se uma abordagem temática nas aulas de Ciências das quintas séries do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação alcançando-se, assim, a integração de diferentes níveis de escolaridade. Nessa fase, a participação de alunos do curso de Licenciatura em Química, de professores do Colégio de Aplicação e de alunos das segundas séries do Ensino Médio forneceu subsídios e incentivo aos estudantes do Ensino Fundamental para novas pesquisas sobre o tema. |
CONCLUSÕES: |
A abordagem da água enquanto temática de relevância social e tecnológica permitiu a aplicação da proposta de ensino "Tratamento de água: uma proposta para o Ensino Médio", nas aulas de Química do Ensino Médio do Colégio de Aplicação e posteriormente com alunos do Ensino Fundamental. A diversificação de instrumentos didáticos e a troca de idéias e informações entre os sujeitos envolvidos tornaram o aprendizado da ciência Química mais atrativo e com maior articulação entre os conhecimentos escolares e a vida cotidiana dos alunos, contribuindo para uma alfabetização mais crítica, em termos de ciência e tecnologia. Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade da proposta de ensino e das metodologias empregadas, possibilitando a integração de diferentes níveis de escolaridade, com o envolvimento de alunos e professores do Curso de Licenciatura em Química e alunos e professores do Ensino Fundamental e Médio do Colégio de Aplicação. Desta forma o presente trabalho, além de permitir a discussão, mediação e reflexão sobre a atividade docente como um todo, possibilitou o intercâmbio institucional, entre o Curso de Licenciatura em Química e o Colégio de Aplicação. Salientou, também, o papel do Colégio como espaço para a formação inicial e continuada de professores, servindo de canal para troca de experiências na prática da pesquisa educacional.
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quinta-feira, 16 de abril de 2009
Instrumentação para o Ensino de Química
APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ENSINO COM ABORDAGEM TEMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO
Colégio de Aplicação – Universidade Federal de Santa Catarina; 2. Departamento de Química - Universidade Federal de Santa Catarina
fonte de pesquisa:
http://www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_594.html
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